António Montes Moreira
Saudação e homenagem
O Senhor Professor Adriano Moreira ocupa lugar de destacado relevo no panorama da cultura nacional pelo seu dilatado e fecundo currículo universitário e académico e pela excelência dos seus escritos e intervenções sobre a actualidade social e política internacional.
Criador do Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina, em 1960, por transformação da Escola Superior Colonial, fundou também os Estudos Gerais de Angola e Moçambique, dois anos depois quando era ministro do Ultramar. Outra medida marcante da sua passagem pelo Ministério foi a revogação do Estatuto do Indigenato nas antigas províncias ultramarinas. Os seus méritos na área das ciências sociais e políticas foram reconhecidos por várias universidades estrangeiras que lhe atribuíram o doutoramento «honoris causa». Presidiu, entre 1998 e 2007, ao Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior.
A sua presença no mundo das academias merece igualmente referência peculiar.
Foi presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa, fundou a Academia Internacional de Cultura Portuguesa, pertence à Academia Portuguesa da História, preside actualmente à Academia das Ciências de Lisboa e é membro de algumas academias estrangeiras.
A projecção nacional e além-fronteiras do Prof. Adriano Moreira não quebrou a vinculação às origens. A concretização mais expressiva de tal sentimento foi a recente doação à cidade de Bragança da sua volumosa biblioteca juntamente com diplomas e insígnias dos seus graus e títulos universitários e académicos.
Como bispo da diocese de Bragança-Miranda participo gostosamente na publicação referente a este legado que veio enriquecer o património cultural da nossa região e perpetuará a memória de tão eminente figura pública do Nordeste Transmontano.
Bispo de Bragança-Miranda